Praia Municipal Lagoa da Prata

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Av. Brasil - Centro - Lagoa da Prata

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Na Planitude de Suas Ruas e Avenidas Sempre A Prncesinha do Centro Oeste Mineiro

Jesus Cristo O Rei do Universo Infinito

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Nosso Eterno e Soberano Senhor e Salvador

Banner Planta Cartográfica de Lagoa da Prata

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Portal do Centro Oeste Mineiro Pitanguí Completou em 2015 - 300 Anos

Parabéns Pitanguí Nos Seus 300 Anos de Emancipação Político-Administrativa 1715/2015
Mãe de Todas Cidades do Centro Oeste Mineiro
Dígna de Seu Tombamento Como Patrimônio
Cultural e Histórico da Humanidade! Parabéns

Pitangui, uma das primeiras cidades de Minas Gerais, completou em 2015, 300 anos. No ano de 1715, o lugar foi o sétimo a receber o título de "Vila de Ouro". Ao todo, foram Oito Vilas. Em 1855, a vila passou a ser chamada de cidade e daquele tempo em diante, restaram alguns casarões históricos e igrejas que misturam vários estilos arquitetônicos. O vilarejo que deu origem à cidade foi construído ao pé da Serra da Cruz do Monte – um dos pontos mais altos da região. "Antes de se tornar vila, essa terra abrigava escravos que figuram de expedições que vinham de Porto Seguro e entravam pelo norte mineiro em busca de ouro. Esses fugitivos foram os primeiros a encontrar o ouro em Pitangui", explicou o pesquisador José Raimundo Machado. "As terras que pertenciam ao chamado 'Termo de Pitangui', ao serem desmembradas, deram origem a cerca de 40 novos municípios, entre os quais Divinópolis, Itaúna, Carmo do Cajuru, Pará de Minas, Martinho Campos, Papagaios, Abaeté e muitos outros", explicou o historiador Raimundo da Silva Rabelo, autor do livro "No Payz do Pitanguy".
Pitangui ainda guarda parte da arquitetura de seus anos iniciais. Embora tenha sido parcialmente descaracterizada com a demolição de casarões e furtos de imagens sacras, altares e peças de adorno que ficavam no museu. Em 2008, parte do conjunto arquitetônico da área central foi tombado em caráter definitivo pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). A partir de 14 de março de 2010, entrou em vigor lei que proíbe o tráfego de veículos pesados no núcleo histórico da cidade. Em 2015, a aplicação de uma nova camada de asfalto em ruas do Centro Histórico levantou uma polêmica na cidade sobre o limite para se fazer alterações em uma região protegida. O jornalista Marcelo Freitas, autor do livro "A Construção do Tombamento", detalhou o período anterior e posterior à decisão do órgão Estadual